segunda-feira, 29 de Abril de 2024  23:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-01-2010

Feira investe em reguladores de fluxo luminoso para poupar energia.


Santa Maria da Feira apresentou uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional para a empreitada de instalação de ...

Santa Maria da Feira apresentou uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional para a empreitada de instalação de reguladores de fluxo luminoso no centro urbano da sede do Concelho e freguesias limítrofes. O objectivo é melhorar a eficiência energética na iluminação pública, prevendo-se reduções na ordem dos 40 por cento. O investimento tem um valor base de cerca de 400 mil euros e foi apresentado, para co-financiamento, ao Programa Operacional Regional do Norte, no âmbito do QREN.

A implementação dos reguladores de fluxo luminoso permite a poupança de energia nas instalações de iluminação pública a partir da redução dos níveis de luminância em períodos de menor actividade, sem risco de perda de qualquer das qualidades funcionais e de segurança dos sistemas de iluminação pública para os utentes da via.

Com a colocação de reguladores de fluxo luminoso estão previstas reduções na ordem de 30% a 40%, pela redução da potência absorvida nos sistemas de iluminação pública nos períodos de actividade reduzida. A economia será proporcional ao valor da redução da tensão, ou seja, quanto maior o valor da redução de tensão maior será a economia obtida.

O projecto, elaborado com a colaboração da EDP, foi apresentado ao Executivo municipal por Emídio Sousa, vereador do pelouro de Obras Municipais, Protecção Civil e Ambiente, que enumerou as vantagens do investimento e as poupanças para os cofres municipais nos gastos com a iluminação pública.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®